Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » Terminou o carnaval...

A quarta-feira de cinzas marcou o fim do carnaval e o início da quaresma e, para muitos, o início oficial do ano. Durante a folia a música que me deu onda não foi nenhum hit do momento: foi uma canção interpretada por Roberta Sá que está num álbum Estranho dia pra se ter alegria, de 2007 (gente, como 10 aninhos passam pela cabeça, pernas e braços). Eu já ouvi este CD inúmeras vezes, não apenas no carnaval: na páscoa, nos finados, no natal, num estranho dia qualquer. E, talvez, por ser carnaval tenha me metralhado de uma forma diferente, de uma forma carnavalesca. Os versos “Queira ou não queira terminou o carnaval” da faixa Novo Amor, de Edu Krieger, me lembrou das delícias e tristezas de um amor de carnaval que todo mundo (eu sei que terá pessoas dizendo por aí que nunca passaram por isto) já viveu num carnaval. Durante os quatro dias a fantasia é responsável por lembranças que vão durar dias, meses até anos. Como um bloco de carnaval que começa meio tímido pelas ruas das cidades e termina num encontro de euforia, suor, cerveja e muito amor; Novo Amor foi puxando e puxando canções sobre este assunto (lógico, que gostaria de falar de milhares de canções sobre o amor de carnaval). A canção que puxa o bloco só poderia ser  “Tristeza pé no chão”, de Armando Fernandes, conhecida na voz da mineiríssima Clara Nunes:


"Fiz o estandarte com as minhas mágoas
Usei como destaque a tua falsidade
Do nosso desacerto fiz meu samba enredo
Do velho som da minha surda dividi meus versos"



Esta canção que se tornou um hino dos amores que terminam melancólicos como uma quarta-feira de cinzas tem em Novo Amor uma nova esperança (ufa). Não precisa levar sua  “fantasia  (de) volta ao barracão”, pois:


A gente ri
A gente chora
E joga fora o que passou
A gente ri
A gente chora
E comemora o novo amor.


Assim o carnaval pode ser um início de uma tristeza até o próximo carnaval ou o início de um novo ano. Que cada um possa escolher qual amor colocar no estandarte durante o ano todo. Ano que vem tem mais carnaval.
«
ANTERIOR
Postagem mais recente
»
PRÓXIMA
Postagem mais antiga

Escrito por Jonas D'Alessandro

Nenhum comentário

Leave a Reply

Cat-5

Cat-6