Culture

Quando trocar academia pelo treinamento funcional?


A modalidade é mais dinâmica, trabalha grupos musculares de forma simétrica e ainda exercita o cérebro!

Você gostaria de eliminar 800 calorias cada vez que for malhar? Parece uma meta irreal, mas com o treinamento funcional isso é perfeitamente possível. Esse tipo de exercício físico é bem completo já que desenvolve não apenas o corpo, mas também a mente. Isso porque os movimentos, além de trabalharem todos os grupos de músculos do corpo de forma simétrica, também exigem envolvimento do sistema nervoso central.

Criado nos Estados Unidos, o treinamento funcional possui movimentos bem diversificados. Por esse motivo é considerado nada monótono e divertido. Sem contar que o treino não precisa ser restrito à academia. Pelo contrário, em dias sem chuva pode ser praticado na praia, por exemplo.

Ao contrário do treinamento funcional, a musculação é ideal para quem deseja ganhar massa muscular. Ela trabalha apenas músculos isolados, não todos os grupos musculares. Já quem busca emagrecer e melhorar o condicionamento físico, o treinamento funcional é recomendado. Isso porque esse os movimentos possibilitam trabalhar os músculos de forma simétrica e exigem muito mais do metabolismo de quem o pratica. Dessa forma há maior gasto calórico do que a musculação e resulta em perda de peso. 


Vantagens do Treinamento Funcional!
O treinamento funcional traz diversos benefícios para o corpo e a mente de quem o prática. Além de ter movimentos variados, que trabalham diversos grupos de músculos, esse tipo de exercício é ideal para ser realizado ao ar livre como na areia da praia. O que promove bem estar, emagrecimento e desenvolvimento do condicionamento físico. Mas, as vantagens do treinamento funcional não param por aí.

O treinamento funcional possui uma grande variedade de exercícios. Isso porque esse tipo de atividade é baseada nos movimentos naturais que os seres humanos fazem cotidianamente ao longo de sua vida, como pular, girar, agachar, correr, puxar, empurrar.

À primeira vista pode parecer brincadeira de criança, mas o treinamento funcional é altamente eficaz. Para quem enjoa ou se desmotiva rapidamente ao fazer exercícios físicos, o treinamento funcional é uma excelente alternativa para se manter em forma. A musculatura profunda da pessoa é trabalhada a partir de diversos acessórios: cones, cordas, hastes, elásticos, discos e bolas. Para garantir o melhor resultado, porém, é preciso de que todos os equipamentos para treinamento funcional sejam de alta qualidade.

Qualquer pessoa pode fazer?
O treinamento funcional pode ser feito por qualquer pessoa desde que acompanhada de um profissional qualificado e com os equipamentos adequados. Embora traga inúmeros benefícios para a saúde do praticante, quem deseja fazer esse tipo de exercício físico precisa antes conversa com o médico. Somente ele é capaz de avaliar se essa atividade é realmente indicada em seu caso específico. Mas, no geral não há contraindicação. Pelo contrário, existem muitos benefícios à saúde. Confira alguns:

● Resistência
● Força
● Agilidade
● Equilíbrio
● Flexibilidade
● Condicionamento físico
● Prevenção de lesões musculares
● Redução do percentual de gordura
● Melhorias cardiovasculares
● Emagrecimento
● Definição muscular

Gerenciar os movimentos cotidianos é o objetivo desse treinamento inteligente. Por esse motivo é um exercício físico que geralmente pode ser realizado por qualquer pessoa saudável e ainda ameniza os fatores de envelhecimento. Como se não bastassem todos os benefícios citados até o momento, o treinamento funcional ainda trabalha os dois hemisférios do cérebro da pessoa. De acordo com especialistas, em apenas um treinamento é possível ter a capacidade cerebral aumentada em mais de 20%. Por esse motivo, a atividade é considerada por alguns, mais do que um exercício, mas uma filosofia de vida. Confira as melhorias na vida do praticante:

● Memória
● Cognição
● Raciocínio
● Identificação do espaço em volta
● Capacidade cerebral em compreender movimentos

Nenhum comentário

Deixe seu comentário! Prometo responder!