Culture

Proteínas são usadas para melhorar desempenho na musculação desde a Grécia Antiga!


No mito de Milo de Crotona, célebre lutador grego que viveu em meados do ano 500 a.C., já era reconhecida a importância de uma dieta rica em proteínas: o atleta seria um voraz consumidor de carne, conseguindo ingerir quase nove quilos em um único dia! O princípio do treino de sobrecarga progressiva também está presente no mito.

"Estudos indicam: durante exercícios de longa duração, a suplementação com BCAA possui benefícios no controle da sensação de fadiga"

O lutador carregava um bezerro nas costas para executar sua série de repetições visando fortalecer os membros inferiores. Conforme o bezerro crescia a força de Milo também aumentava. O atleta teria vencido seis Olimpíadas e outras seis competições e seria considerado o homem mais forte do mundo. Discípulo de Pitágoras, testemunhos dão conta de que, durante uma aula, o teto desabou, mas Milo conseguiu segurá-lo com uma das mãos até que todas escapassem.

Assim como no mito de Milo de Crotona, atletas se utilizam do consumo de proteínas contidas em suplementos para auxiliar na melhora do desempenho. O BCAA é uma alternativa natural para aumentar a massa magra e desempenho em atividades físicas.

Pesquisas apontam que o BCAA (Branched Chain Amino Acids, aminoácidos de cadeia ramificada) auxilia na recuperação muscular após os treinos, reduz a fadiga central, melhora a imunidade e diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico. O suplemento também pode ser utilizado em patologias como desnutrição energética proteica e disfunções hepáticas. 

O que é BCAA?
Suplemento constituído por aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, que não são produzidos pelo organismo: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Estão presentes em diferentes proporções, mas são encontrados em alimentos proteicos como carnes, ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas  Os BCAA´s estão entre os nove aminoácidos essenciais para o corpo humano.

Quem deve consumir BCAA?
Homens e mulheres que desejam ganhar massa muscular e aprimorar o desempenho esportivo podem consumir BCAA. O ideal é consumir antes e depois da atividade física.  Eles auxiliam as células a produzir proteínas e participam do processo de produção de energia durante a prática de atividade física — principalmente de exercícios de longa duração e, assim, evitam a fadiga central.

Como funciona?
Os três aminoácidos da composição do produto estão envolvidos diretamente no processo de fornecimento de energia à fibra muscular durante a contração e relaxamento, síntese e regeneração das proteínas musculares. Depois de ser ingerido, o BCAA é absorvido pelo intestino e transportado até o fígado. Lá, ele é metabolizado e jogado na corrente sanguínea. O uso deo suplemento é associado ao ganho de massa muscular.


Contra-indicações   
A suplementação excessiva com aminoácidos de cadeia ramificada pode acarretar em aumento da concentração plasmática de amônia, assim como afetar a frequência cardíaca e a percepção de esforço em alguns consumidores. Outro efeito adverso decorrente da superdosagem (acima de 20g ao dia) são os transtornos gastrointestinais, além do comprometimento da absorção de outros aminoácidos. 

Altas doses de aminoácidos podem sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins. Pessoas com problemas nestes órgãos devem obter liberação médica para seu uso.
De qualquer forma, procure orientação do seu médico ou nutricionista sobre o consumo contínuo do BCAA.

Sobre a G Suplementos
Além de associar a suplementação a uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, é importante que o consumidor busque revendedores que disponibilizem as marcas mais confiáveis do mercado. Pensando nisso, a loja online de GSuplementos, voltada para fabricação e fornecimento de produtos suplementares, participa de todas as etapas de produção, seguindo sempre todas as exigências estabelecidas por lei e pelos respectivos órgãos de vigilância na área de saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário! Prometo responder!