Culture

Qual a roupa ideal na hora de malhar?



Atenção antes de vestir qualquer coisa para ir à academia. A roupa deve privilegiar o conforto e favorecer os movimentos dos exercícios. Por isso, a preferência é por peças funcionais, materiais específicos para a prática esportiva e tamanhos adequados para o corpo de quem vai se exercitar.

A primeira providência é procurar peças produzidas com os chamados "tecidos inteligentes", desenvolvidos na última década pelas empresas têxteis. Feitos com fibras sintéticas, eles absorvem o suor e secam rapidamente, por isso são perfeitos para acompanhar quem faz exercícios físicos. As roupas para malhar ou praticar esportes precisam ser confortáveis e não devem, em hipótese alguma, impedir os movimentos. Por isso, não são recomendadas as peças com 100% de algodão que, apesar de fresquinhas, não têm elasticidade e, quando molhadas, ficam pesadas e grudadas ao corpo. Se o seu esporte favorito é a corrida ou o ciclismo, o melhor é usar roupas mais coladas ao corpo para deixar os movimentos livres. Mas não muito apertadas, para não interferir na circulação. Para pedalar você pode optar por bermudas especiais que vêm com um protetor de gel para a virilha.


As mulheres queixam-se que o uso inadequado de tops durante a atividade física causam desconfortos pelo balanço dos seios, dores e ardência nos mamilos, compressão e sustentação excessiva (sensação de aperto) e elevação da temperatura por conta do tecido. De acordo com Andréa Albuquerque, empresária à frente da marca fitness Pratadacasa, o melhor top, para mulheres com quaisquer dimensões de busto, são os tops em X ou estilo nadador, com alças grossas e que garantam sustentação e compressão sem apertar e perder o conforto. O tecido mais fino também é imprescindível para eliminar o suor sem acumulá-lo nos mamilos, evitando sangramentos. Um estudo da Universidade de Portsmouth, usar sutiã comum durante a corrida reduziu o “sobe e desce” dos seios em 40%, enquanto o sutiã esportivo adequado causou uma redução de 78%. Essa movimentação não é apenas dolorosa, mas também deixa os seios flácidos, o que só pode ser corrigido com cirurgia.

Investir em um par de tênis correto de acordo com o formato da planta do pé também é muito importante. As meias também podem se tornar vilãs porque o algodão fica úmido e pode causar bolhas, sendo muito importante usar as antitranspirantes. Mas ter a roupa certa não é o suficiente. “É preciso usar e tirar a roupa suada o mais rápido possível e lavando adequadamente para evitar que o odor se acumule e cause fungos. Os tênis devem ser trocados, pelo menos, a cada um ano. Já os tops, meias e calças de ginástica devem ser substituídos quando começarem a perder a forma”, explica Andréa. Especialista em moda fitness, a Prata da Casa oferece roupas e acessórios masculinos e femininos para quem gosta de praticar exercício com conforto e sofisticação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário! Prometo responder!